Vitamina E

BENEFÍCIOS DA VITAMINA E

Ela ajuda a adaptação do animal a um novo lar ou parceiro. A Vitamina E tem a função de acalmar o gerbil e não deixar que ele sofra de ansiedade ou nervosismo, comuns a viagens, mudanças, apresentações, etc...
Então é legal dar um pouco mais de vitamina E se:
  • Acabou de pegar seu gerbil
  • Está fazendo uma apresentação
  • Está de mudança
  • Precisar viajar de carro com ele
A vitamina E tem função antioxidante, protegendo as células de problemas como tumores (cancerígenos ou não) e do próprio envelhecimento. Não quer dizer que um gerbil com bastante vitamina E na dieta vá viver mais, mas ele sentirá menos problemas relacionados à idade que um gerbo sem ela na dieta. De acordo com a minha criação, desde 2004, os gerbils com vitamina E na dieta, mesmo aqueles que ficaram gordinhos, viveram de 3 a 4 anos. Outros criadores que conheço, e não davam quase vitamina E nenhuma para eles, perdiam os animais as vezes antes de completarem 3 anos. Lógico que a qualidade de vida é resultado de várias coisas, mas pode apostar que a vitamina E ajuda muito.

Na foto abaixo eu mostro um casal de idosos gordinhos! A Saphira é uma fêmea, Jezebel, que engordou muito depois que parou de reproduzir e apesar de todos os cuidados com alimentação e exercício ela não emagrece. Mas isso não parece problema porque os dois tem mais de 3 anos e estão aí, firme e fortes! Jake e Jezebel, casal terceira idade kkk


A vitamina E também auxilia no sistema reprodutor e na fertilidade, fazendo com que os filhotes e a mãe continuem saudáveis e fortes. Gerbils idosos e fêmeas prenhes precisam de uma dose extra de vitamina E. A deficiência dela pode deixar o gerbil anêmico ou suscetível a problemas genéticos e locomotores (atrofias), sendo a principal causadora de filhotes defeituosos ou mal formados.

ONDE CONSEGUIR A VITAMINA E?

A principal fonte de vitamina E é a couve (especialmente o talo). Ela também é encontrada nas outras folhas verde escuras e nas sementes de girassol. Suplementos vitaminicos como o Roevit ou cubos de cálcio vitaminado para desgastar os dentes também tem vitamina E. Eu gosto de oferecer couve 1 vez por semana.




Aqui tem um vídeo dos gerbils comendo couve. Além deles adorarem os benefícios são incontáveis!


Texto e Vídeo: Vívian Roncon