Como pegar um gerbil que fugiu - Ratoeira Gaiola

IQuem cria gerbils sabe que eles são pequenos maratonistas hehe.
São muito velozes! se enfiam em qualquer lugar e pulam muito bem. 

Quando um ou mais gerbils fogem do terrário ou gaiola, os donos só faltam enlouquecer! Em casas pequenas, com cômodos bem arrumados e sem cachorro ou gato, a captura do fujão pode até ser fácil. Mas se a residência for muito grande e com muitos móveis e esconderijos, chega a ser quase impossível. É aí que devemos recorrer à ratoeira gaiola, uma opção para donos desesperados!

QUANTO MENOS TEMPO O GERBIL FUJÃO PASSAR SOLTO NA CASA MELHOR
- Porque senão ele pode esquecer os outros gerbils que moram com ele
- Porque ele pode morrer de fome ou de sede
- Porque ele pode se roer um fio elétrico ou entrar no motor da geladeira
- Porque ele pode ser pisado ou amassado ao mover um objeto da casa
- Porque ele pode ser comido por um cachorro ou gato

O QUE É A RATOEIRA GAIOLA? 
É uma gaiola de metal usada para capturar roedores vivos! Diferente da ratoeira convencional, que esmaga o ratinho contra dentes de ferro, esta não machuca o animal e pode capturar mais de um ao mesmo tempo! Existem três tipos de ratoeira gaiola: 

RATOEIRA DE FUNDO FALSO
Ela possui uma placa de metal no fundo, que quando o roedor pisa, abre e faz ele cair na gaiola. O animal precisa subir a rampa de grade e ir mexer na comida presa acima do fundo falso.
Abaixo a foto de duas ratoeiras gaiola de fundo falso, uma com o bichinho preso.


RATOEIRA DE PORTA
Diferente da outra, esta ratoeira funciona como uma arapuca para pássaros. O roedor entra e no fundo dela a comida fica presa a um ganchinho. Apenas quando o animal estiver lá no fundo puxando a comida é que a porta de metal de fecha prendendo ele.
Abaixo 4 modelos diferentes de ratoeiras gaiola de porta.


RATOEIRA SEM VOLTA
Essa é uma armadilha simples. Uma gaiola com buracos na grade, sendo que o roedor consegue entrar por eles, mas não consegue sair. Ela possui uma portinha para você retirar o animal depois. Eu sinceramente acho que as outras são mais fáceis. Abaixo um exemplo de ratoeira gaiola sem volta.


QUE ISCA USAR?
Dependendo da ratoeira gaiola que você usar, pode colocar sementes de girassol, pedacinhos de couve, meia espiga de milho verde, maçã, alguma coisa que vá deixar o gerbo enlouquecido para pegar.

ONDE O GERBIL ESTÁ?
Primeiro veja se descobre em que cômodo o animal está. Para isso fique em silêncio absoluto (peça que as outras pessoas da casa façam o mesmo) e vá andando lentamente de cômodo a cômodo e batendo um rolo de jornal no chão para fazer barulho. Ao bater o jornal o gerbil deve se assustar e pular! Então bata e pare prestando atenção se escuta algum barulho ou vê o bichinho correndo. Faça isso de cômodo a cômodo e se descobrir onde o gerbo está, evite que ele saia de lá.

ONDE POR AS RATOEIRAS GAIOLA?
- Perto de onde o gerbil se escondeu
- Encostado em esconderijos (fresta atrás de móveis, livros...) 
- Nos cantos

Texto: Vivian Roncon