Traseira e/ou Pés Amarelados - Ferrugem

É comum ver os gerbils com o bumbum ou a traseira amareladas, alaranjadas. Logicamente esta mancha aparece melhor em gerbils escuros ou claros que não possuem o tom amarelo na pelagem. Geralmente estes pêlos manchados são acompanhados do característico odor de urina... Isso porque a mancha é provocada pelo xixi do gerbil. Essa mancha de ferrugem não ocorre apenas no gerbil, deixando hamsters e ratos com o bumbum amarelo também.

A incidência é maior em gerbils dominantes ou fêmeas reprodutoras.

  • O QUE É A MANCHA AMARELADA?
Se a forração ficar muito tempo sem ser trocada, ou se você utilizar serragem ou muito papelão, a traseira e a parte debaixo dos pés do gerbils irão ficar molhados pelo xixi. Eles ficam pisando e sentando repetidamente em uma forração suja e não tem como se limpar sozinhos.
Essa urina que pegou nos pêlos funciona como um alvejante e desbota o tom original da pelagem devido ao amoníaco. Por isso é normal ver gerbils escuros com essa mancha avermelhada ou alaranjada, o pêlo escuro desbotou.

  • COMO EVITAR?
Primeiramente, se seu gerbil apresentou a mancha é porque você não está o acondicionando da melhor forma. Se você usa serragem como forração, a substitua por areia de gato. Com a areia a gaiola / caixa fica sempre seca e o gerbil não se suja na própria urina. Você também deve analisar se não está deixando a forração muito tempo na gaiola antes de trocá-la. Dessa forma você evita que seus animais apresentem a mancha de ferrugem.

  • O QUE FAZER?
Não adianta lavar que não sai. Não sai porque não é uma sujeira e sim o pêlo que mudou de cor naquele local. Você até pode lavar o bumbum e as patinhas do seu gerbil se perceber que além da mancha existem resíduos de sujeira presos ali, mas lembre-se que a mancha não vai sair, ok? E se for lavar seu gerbil tome todo o cuidado do mundo e siga as recomendações do meu post sobre como dar banho em um gerbil!
Você pode começar a colocar o pó de cálcio para o gerbil se limpar dia sim, dia não para dar uma suavizada na mancha de ferrugem, mas o pêlo só voltará a cor normal quando o gerbil efetuar a próxima muda de pelagem. Não se preocupe, eles fazem várias trocas de pêlo por ano! Nesse post eu explico tudo sobre a muda de pelagem do gerbil.



Também acho interessante dar uma olhada neste post onde falo sobre o pêlo bom ou ruim dos gerbils e como mantê-lo bonito. As questões sobre a qualidade do pêlo valem para qualquer pequeno roedor (hamster, camundongo, mecol, topolino...)
Espero que ajude =3



Texto e Imagens: Vivian Roncon
Baseado nas experiências de anos de criação de Gerbils.