Rodas, rodas, rodinhas.

Todo mundo gosta de ver um gerbil, hamster, camundongo... Qualquer roedor em uma rodinha. É divertido ver o bichinho desesperado correndo sem sair do lugar. E quando são muitos, rola toda uma disputa pra ver quem será o próximo a se exercitar não é mesmo?

MAS, todo mundo também tem muitas dúvidas. Vou responder aqui as principais perguntas sobre rodinhas que os donos de gerbil e hamsters tem.


DÚVIDAS FREQUENTES


Dá pra fazer menos barulho?
  • Mais ou menos... Quando eles correm na rodinha faz barulho mesmo. O que pode ser feito é colocar uma rodinha de plástico ou acrílico que faz menos barulho, ou um disco silencioso (vou mostrar mais na frente uma imagem dele)

Pode ser de ferro?
  • Pode, mas desde que não tenha grade exposta onde o animal corre. A grade da roda deve ser fechada com esparadrapo ou outra coisa que você ache válida. O importante é que o gerbil não pode correr na grade desprotegida porque ela pode quebrar o seu rabo (arrancando-o)

Como fazer pro gerbil não roer a roda? 
  • Eles roem tudo mesmo, não tem jeito. A única coisa que dá pra fazer é colocar uma rodinha de ferro com as grades fechadas com esparadrapo, ou uma rodinha de acrílico para gaiolas com tubo, para que o gerbil não consiga destruir. Se a rodinha for de plástico, sempre que ele destruir você coloca uma nova... Ainda bem que são baratinhas.

Fêmeas grávidas e filhotes podem brincar também? 
  • Na verdade não. A fêmea pode correr nela até estar quase no final da gravidez. Quando ela ficar com a barriga grande demais, você retira a rodinha e só coloca de novo quando os filhotes estiverem com 1 mês.

Porque meu gerbil não brinca na rodinha?
  • Provavelmente ele ainda não sabe que ela é legal. Assim que subir nela e andar, vai achar interessante e logo começa a usá-la. É normal um gerbil que nunca brincou em rodinha não saber o que fazer com uma. Geralmente animais de petshop nunca viram uma dessas na vida... E ao chegar na sua casa não vão nem ligar para ela. Mas é só deixar a rodinha lá que um dia ele brinca =)


TIPOS DE RODA PARA GERBIL

Rodinhas de tela de metal - Essa pode ser usada tranquilamente, nem precisa passar esparadrapo. Como a grade é em tela, não tem perigo de prender patas ou rabos. Essa é uma rodinha excelente e super segura para gerbils e hamsters, o único problema é encontrar ela para comprar... Geralmente só são encontradas em lojas virtuais ou petshops que vendem produtos importados.

Rodinhas de grade de metal - Famosas e perigosíssimas! É uma ótima pedida porque as coisas de metal irão sobreviver aos gerbils roedores, mas só pode ser usada se você fechar as grades com esparadrapo para que seu bichinho não seja mutilado. Roda de grade não encapada pode quebrar as patas ou o rabo do gerbil e até arrancá-los, afinal, eles não correm na rodinha como os outros roedores, eles pulam nela. NESSA POSTAGEM eu ensino a encapar rodinhas de metal. Afinal, elas são as mais fáceis de encontrar para vender.

Discos de Acrílico / Silent - Silenciosos e um pouco mais difíceis de roer que as rodinhas de plástico. Ótima pedida para quem deixa a gaiola/caixa dos seus gerbos no quarto, além de ser bem bonita. É encontrada facilmente para roedores pequenos... A rodinha para gerbils é um pouco mais difícil de achar, tem que procurar.


Rodinhas de Plástico - Baratas e geralmente acompanham todas as gaiolas. Elas são boas porque não oferecem perigo nenhum aos roedores, mas os gerbils mastigam elas rapidinho. Eu aconselho a colocar um pouco alto demais, para que eles precisem pular para subir nela, e assim é um pouco mais difícil de roer e dura um pouco mais.

Rodinhas para gaiola de Tubos - Quem tem gaiola de tubo deve comprar uma dessas. Essa é uma roda de acrílico da percell e é excelente. Ela encaixa na saída do tubo e fica totalmente para fora da gaiola (serve para caixas também... é só fazer o buraco e prender ela). Como é fechada, não oferece perigo aos roedores e até serve de cama.
Texto: Vivian Roncon