Comendo outro Gerbil morto - Canibalismo x Assassinato

Crio gerbils desde 2003 e nunca aconteceu comigo, mas não é difícil encontrar pessoas que chegaram em casa um dia e encontraram um gerbil comendo o outro. Então eu estou escrevendo este texto justamente para explicar o que acontece e para que estas pessoas não pensem que seus gerbils são assassinos, sanguinários, etc...

Muitas vezes o problema é da fêmea comer filhotes mortos, nesse caso visite este post para ler a respeito e entender melhor.


>>>>     GERBIL CANIBAL x GERBIL ASSASSINO     <<<<


O primeiro ponto que você tem que ter em mente é:
"Estar comendo um gerbil morto não significa ter matado ele."

Não comece a achar que seu gerbil ficou bravo, esfomeado, louco e matou o companheiro de gaiola para comê-lo ou para se divertir. 



QUANDO UM GERBIL MATA O OUTRO?
  • Quando eles vivem em uma grande colônia de sexos misturados e um disputa o território com outro gerbil dominante. - Nesse caso não é de um dia para o outro. Os gerbil vão brigar, brigar, brigar, se machucar, sangrar e só então um mata o outro. Tempo suficiente para você separá-los antes que um morra, né?
  • Quando faltar comida e/ou água. - Um mata o outro para comer e sobreviver.
  • Quando o espaço não comportar o número de gerbils. - Muitos adultos e filhotes em uma gaiola faz com que os gerbils comecem a se matar ou morrer para diminuir a população. Para eles, se forem muitos juntos não terá comida suficiente para todos, e com o espaço reduzido para correr, pular e dormir, os gerbos ficam altamente estressados e violentos. Se a forração do alojamento for inadequada ou se eles viverem em uma gaiola com grade no fundo, alguns criadores norte-americanos dizem resultar em brigas e canibalismo.
  • Fêmeas inexperientes ou em lugar inadequado - Elas podem comer todos ou alguns filhotes para que não falte leite e nutrientes para ela. Se a fêmea vive em um lugar pequeno ou com pouca comida, ela pode matar a ninhada por imaginar que cabem mais animais para viver naquele espaço.
  • Quando o gerbil tiver predisposição genética para agressividade, dominância, com ou sem ser fruto de cruzamentos consanguíneos.
Gerbils brancos ou com qualquer nível de albinismo 
Eles podem ter deficiência de vitamina E e buscar essa vitamina no corpo de outros animais que vivam com ele. Isso também acontece em outros tipos de animais, como periquitos e canários do reino da cor branca. Para evitar o problema, gerbils brancos ou colorpoints devem ter mais vitamina E na dieta e nunca podem ficar com pouca água ou comida. Não devem ser submetidos à colônias grandes e mistas e não devem passar por estresse ou situações de perigo. Os gerbils que devemos cuidar com mais cuidado são os DTW - Himalaio, Siameses, Burmeses, LCP ou CP Agouti e os PEW. Não significa que se o gerbil for branco ou colorpoint ele irá praticar o canibalismo! só significa que animais dessas cores tem uma predisposição genética que aumenta as chances de acontecer, mas o canibalismo no geral, não é uma prática comum.

    

Imagens dos gerbils mortos retiradas de: farmersweekly.co.za



QUANDO UM GERBIL COME O OUTRO MORTO?

Sempre. Os gerbos são animais selvagens e na natureza é isso que se faz. Ter um cadáver no seu território é  provocar:
  1. Mal-cheiro
  2. Sujeira
  3. Proliferação de bactérias e doenças
  4. Atrair predadores para a colônia
  5. Atrair animais que se alimentam de carcaças
  6. Comida
Ou seja, nada que uma colônia quer para poder viver em paz, né?
Eles não podem simplesmente desperdiçar comida e colocar todos do grupo em risco. Por isso, se um gerbil  morre o parceiro dele, ou todos os outros da colônia, irão comê-lo para limpar o local e se protegerem. Dessa forma também eles aproveitam um pouco dos nutrientes presentes no corpo do defunto... 

É feio de se ver, chega a ser bizarro, mas na hora pense que gerbil que está se alimentando é inocente.
Para os animais silvestres tudo é comida, eles não tem a noção de que "esse era o meu amigo!" ou "meu filho morreu". Para eles tudo é comida e sujeira que irá atrair outros animais até o território deles.

Essas imagens de gerbils canibalizados vieram do Pet Smart Cruelty, uma instituição do EUA que tenta acabar com a criação comercial e irresponsável desses animais. Vou fazer um post falando especificamente da causa da instituição.
 Imagens dos gerbils canibalizados retiradas de: http://www.petsmartcruelty.com/photo_gallery.asp


Então esse é o instinto selvagem do gerbil falando mais alto. Se faltar comida eles podem matar outro gerbil para se alimentar... Ou se um deles morrer de fome todos os outros se alimentarão do cadáver. Instinto de sobrevivência, mãe natureza falando mais alto. Então fique com raiva dele, ele só queria te ajudar a limpar a gaiola.~


Fontes:
Texto: Vivian Roncon
Imagens dos gerbils mortos retiradas de: farmersweekly.co.za
Imagens dos gerbils canibalizados retiradas de: http://www.petsmartcruelty.com/photo_gallery.asp