Diarréia - Mal de Tyzzer

Jake
MAL DE TYZZER

O mal de Tyzzer é uma doença contagiosa que pode matar o gerbil em pouco tempo. É super perigosa e seus sintomas variam.

Um dos sintomas possíveis é diarréia, mas esta nem sempre está presente. Se vários gerbos estiverem morrendo, cada um deles ficando doente e morrendo em  cerca de 24 horas, você pode estar com um sério problema de contágio no seu plantel: Uma epidemia do mal de Tyzzer.


Imediatamente procure e consulte um veterinário especializado em animais exóticos para saber como parar a contaminação e salvar os animais!

Na maioria dos casos, a proliferação se dá quando algum material contaminado (que esteve em contato com animais selvagens ou outros gerbils infectados) é colocado dentro da gaiola. Por isso você deve tomar muito cuidado com o que usa para fazer brinquedos e tocas aos seus esquilos da mongólia. Um cano de PVC ou um tijolo são bons brinquedos para gerbils... Mas se você encontrar estes materiais na rua, nunca deve colocar na gaiola/caixa! Por mais que você lave, eles podem estar cheios de bactérias e vírus que colocarão em risco não só os gerbos, mas todos da sua casa.

Outro modo de contagio é se ratos de esgoto tiverem contato com seus animais. Eles podem ir até a gaiola para tentar roubar a comida dos gerbils, transmitindo diversas doenças e parasitas. Então sempre tome o cuidado de não deixar a gaiola/caixa dos seus esquilos do lado de fora de casa ou onde haja forte incidência de roedores selvagens. Pombos também devem ser afastados, pois eles visitam lugares sujos e contaminados levando as doenças para nossos quintais e animais.

O Mal de Tysser é muito forte e um gerbil infectado irá contaminar todos os companheiros. Por esse motivo é comum em petshops que criam os animais de qualquer jeito e sem cuidados específicos... Ao comprar um gerbil novo, mesmo que filhotinho, você não deve juntá-lo ao seu logo de cara. Primeiro deixe o gerbil novo separado, para que você analise se ele está agindo normal, comendo, bebendo, brincando e com fezes normais. Só depois de passar 1 ou 2 dias isolado do seu outro gerbil, é que você pode fazer a apresentação deles. (ler o post onde ensino a fazer a apresentação clicando aqui!)


DIARRÉIA ALIMENTAR

A diarréia também pode ser causada pelo excesso de alimentos úmidos (folhas, legumes, frutas, etc.) na dieta. Se este for o caso, apenas retire estes vegetais da alimentação e, em poucos dias os gerbils deverão se recuperar. Lembre-se que o alface é terminantemente proibido para gerbils e provoca diarréia podendo matar o animal por desidratação ou afetando gravemente a flora intestinal!

Quando o animal apresentar diarréia, suspenda os vegetais e dê apenas a alimentação seca comum (mistura de sementes e extrusadas). Nesse caso, se ao suspender as verduras e legumes o gerbo não voltar a ter as fezes normais, você deve procurar rapidamente um veterinário especializado para ver se não é o Mal de Tyzzer.

Jake
Lembre-se que para ter animais sempre saudáveis e protegidos você deve seguir 3 regras:
  1. Água fresca
  2. Comida de qualidade
  3. Observação Diária
Olhe seus animais diariamente e todo problema será descoberto logo no início sem trazer complicações aos gerbos! Boa sorte =3


Texto e Imagens: Vivian Roncon
Fonte Traduzida e Interpretada: