Cor nova na criação?

É uma felicidade quando, após cruzar várias vezes o mesmo casal e virem sempre as mesmas cores, de repente nasce um filhote de cor nova.

Não tem modo melhor de definir a cor do bebê do que esperar ele crescer e criar pêlos... Mas quando a chance de uma cor nova surge, os criadores ficam alvoraçados para descobrir qual é!

A primeira coisa é ver se o filhote tem olhos claros (pálpebra rosa ou vermelha) ou escuros (pálpebra cinza). Se ele for escurinho, dá pra ver se a barriga também é escura ou se é clara. (Só aí você já vai descartar várias possíveis cores dele).

Tendo uma idéia das possíveis cores que o filhote pode ter, vamos para a calculadora de genética ver quais destas cores o seu casal de gerbils pode produzir!

Para calcular a genética de gerbils e saber quais os melhores cruzamentos, etc.. Use o CritterPlaypen!

Vou então fazer o cálculo do meu casal e tentar descobrir a cor nova que veio em dois filhotes. Ok?
Aí você faz o mesmo com os seus esquilos da mongólia!

---------------------------------------------------------------------------------------

1 - MEU CASAL
Macho golden agouti + Fêmea LCP agouti

Como eu não sei a genética exata deles, vou fazer o cálculo com a genética mais recessiva (e rara) possível para eles. Quanto mais recessiva a genética, maior a quantidade de cores possíveis do cruzamento... Então neste teste Eu terei muitas cores como resultado. Conforme você descobre a genética exata do seu gerbil e vai alterando na calculadora, você começa a ter certeza das cores que os filhotes podem ter.


---------------------------------------------------------------------------------------

2 - QUAIS CORES JÁ NASCERAM

Essa parte só vale para quem já teve ninhadas... Se for a primeira vez que você cruza seu casal, pule esta etapa! Mas lembre-se que, quando os filhotes nascerem, você deve voltar aqui e marcar as cores que vieram para te ajudar a pensar nas futuras cruzas. Vou marcar na lista as cores que já nasceram com verde claro.



---------------------------------------------------------------------------------------

3 - ANALISANDO O FILHOTE

Esse é o momento de analisar dia a dia como está a cor do filhote. Repare na cor dos olhos, barriga, pelagem. Veja se a cauda é da mesma cor do corpo e lembre-se que se os olhos forem vermelho escuro, podem ser confundidos com preto antes de abrirem.


  • Os filhotes tem marcação
  • Pelagem bem clara, mas mais escura que branco, tanto que é possível ver a marcação
  • Olhos vermelho escuro ou pretos?
  • Rabo da mesma cor do corpo (descartando ser LCP Agouti como a mãe)
  • É possível ver pêlos claros e escuros intercalados (característica dos agoutis)
  • Pelagem levemente cinza

---------------------------------------------------------------------------------------

4 - ENCONTRAR CORES POSSÍVEIS NA LISTA

Pegue todas as características do filhote e compare com as cores possíveis da tabela para chegar em prováveis cores. Nesse caso, os dois filhotes se encaixariam como Dove (se tiverem os olhos vermelhos e ficarem cinza quase branco), Light Gray Agouti (pois são claros demais para serem Gray Agouti comum e caso possuam olhos pretos) ou Sapphire (se eu tiver sorte e eles tiverem olhos vermelhos). Também pode-se cogitar um Siamês, pois a genética dos meus gerbils permite que venha um e eles costumam nascer bem claros e escurecer depois... Será? Sorte, heim? Vou marcar com outra cor na lista as cores possíveis para os filhotes e esperar eles crescerem um pouco para fazer uma nova avaliação e descartar as cores que não casarem.

  • DOVE
  • SAPPHIRE
  • GRAY AGOUTI
  • LIGHT GRAY AGOUTI
  • SIAMÊS



* Algumas fotos de adultos e filhotes destas cores possíveis

Dove, Gray Agouti, Sapphire, Dove e Light Gray Agouti

5 - Acompanhar o desenvolvimento do filhote e fixação da cor

Alguns dias depois, os filhotes já mostram um pouco mais de cinza na pelagem. Na foto ao lado dos irmãos Golden Agouti é possível ver o tom acizentado mais evidente e já mostrando melhor a marcação na cabeça e pescoço.

Conversando com alguns criadores com experiência nas cores supostas, foi apontado que eles parecem muito escuros para serem Dove. Então, para mim, se os olhos forem vermelhos eles são Sapphire e se os olhos forem pretos eles serão Light Gray Agouti.




Acabou que os Bebês eram Dove ^_^
Dei o nome de Castiel e Jezebel. Essa aqui é a Jezebel que eu casei com um macho Argente chamado Jake.




Texto: Vivian Roncon
Fotos: Criação Pessoal