Constipação - Fezes secas

Normalmente a constipação ocorre devido à falta de água, bloqueio estomacal, ou consumo excessivo de comida "seca". Por isso o seu gerbil deve receber sempr eum pouco de alimento molhado para que as fezes não sequem e ele se constipe.

Alimentos secos:
- Mistura de sementes
- Ração Extrusada
- Alfafa
- Ração de gato/cachorro

Alimentos Molhados:
- Verduras
- Legumes
- Frutas

  • SINTOMAS
 Os sintomas da constipação são ausência (ou quantidade reduzida) de fezes na gaiola. Se você não olhar todos os dias os seus animais não vai saber que estão constipados até o estado estar grave.

Quando presentes, as fezes podem mostrar-se pequenas e endurecidas, secas. O animal também pode ser visto apresentando dificuldade em evacuar ou andando com a parte traseira baixa, demonstrando dor. O gerbil constipado pode perder o apetite também.


  • OBSERVANDO AS FEZES

Gente, em qualquer animal, inclusive no homem, através das fezes você consegue descobrir se ele está saudável ou não. Então vou mostrar aqui como as fezes do seu gerbil devem estar, ok?
O excremento da esquerda é o normal, saudável, úmido na medida correta.
O excremento da direita é o ruim, seco.

Normal / Seco
As fezes devem ser observadas assim que o animal as fizer. Porque ao ficarem no fundo da gaiola elas perdem umidade e secam automaticamente. Se o animal tiver acabado de evacuar e suas fezes estiverem secas, então ele está constipado e precisa de tratamento!

  • TRATAMENTO
Quando se constipa, claramente falta água no sistema digestivo do gerbil e as fezes não conseguem a umidade necessária. Não é uma doença muito séria, mas deve ser corrigida logo para evitar problemas graves. Você deve oferecer alimentos molhados, verduras, frutas e legumes (verifique antes tudo o que ele pode e não pode comer) e deixar muita água fresca à disposição.

Lembre-se que se você tem vários gerbos na mesma gaiola, deve ter bebedouros suficientes para todos! Caso contrário, um membro submisso do grupo pode não conseguir beber água, ou os membros mais dominantes podem brigar pelo bebedouro.

Texto e Foto: Vivian Roncon
Fonte auxiliar:
http://www.amigosroedores.xpg.com.br