Reproduçao de Hamster



Hamster também tem vez no Gerbil e Cia!

COMO IDENTIFICAR UMA HAMSTER PRENHA:

Demora cerca de 10 dias para que possa perceber que a hamster está prenha (grávida), dá para perceber que ela está prenha pela barriga maior que o normal (que demora cerca de 10 a 15 dias para isso acontecer), tetas grandes e rosadas, estocamento de comida, comportamento agressivo (como mordendo, provocando brigas com o macho) e andando de um jeito desajeitado. A barriga cresce muito alguns dias antes do parto, muitas vezes sendo confirmada a gravidez apenas nesse momento.

 

 


DICAS PARA COMO CUIDAR DOS FILHOTES:
Corte um pouco de papel higiênico e coloque na gaiola para que a mãe faça o seu próprio ninho, compre uma toca (ou coloque algo similar) para protegê-los do frio, e separe o macho para ele não matar os filhotes. Coloque comida e água perto da mãe
  

O QUE NÃO SE DEVE FAZER QUANDO A MÃE ESTIVER COM OS FILHOTES:
Não faça a limpeza da gaiola (só faça depois que eles acabarem de amamentar por volta de uns 15 dias), nunca deixe o macho junto a fêmea para ele não matar os filhotes, e o mais importante NÃO TOQUE NOS FILHOTES (se tocar a mãe vai rejeitá-los)


CRESCIMENTO DOS FILHOTES:
1 dia- Os filhotes nascem cegos, surdos, com a pele transparente e sem pêlos mas com dentes.
3 dias- Antes transparente, a pele começa a pigmentar
6 dias- A pele já está toda coberta por pêlos bastante ralos
7 dias- Já começam a comer pequenas quantidades (uma lindeza de se ver)
12 dias- Os pequeninos começam a passear pela gaiola*
16 dias- Eles já estão com os olhos abertos e passeiam livremente pela gaiola
21 dias- Eles são independentes e mamam com menor intensidade e já comem ração
21-28 dias Já podem ser vendidos ou doados


TEMPO DE GESTAÇÃO:
Geralmente 21 dias.
 

ALIMENTAÇÃO PÓS PARTO:
A dieta deve ser parecida com a da amamentação: ovo cozido, alfafa e ração para gato, além da mistura de sementes habitual. É recomendável até mesmo aumentar a quantidade de vegetais, para que a hamster fique com mais leite. Todo o cuidado é pouco, pois agora a hamster não comerá somente por si, terá de alimentar muitos filhotes!
Deixe bastante comida a disposição dos animais, verificando se no interior da casinha a comida já não está demais. Se você notar que existe bastante comida estocada, não é necessário dar mais. Deixe que aquela esvazie um pouco e ponha novamente, para que a comida não se estrague.
Troque a água diariamente, pois a mamãe hamster vai beber mais água que o normal e não pode sentir sede para não sacrificar um dos filhotes.
Dentro de uma semana de vida os filhotes estarão saboreando alimentos comuns para hamsters, junto com o leite. Neste período as despesas com alimentação dobram.
Mantenha a alimentação sempre nesta rigidez e acompanhe o crescimento dos filhotes.