Gaiola com Tubos para Gerbil

Sim, gerbils podem ser criados em gaiolas com tubos.
Apesar de muita gente dizer que eles roem... Ok, eles roem! Mas não o suficiente para conseguir abrir um buraco e fugir.
Vou explicar algumas coisas e falar os pós e os contras de ter gerbils em uma gaiola de tubos.



•••   PORQUE TER UMA GAIOLA COM TUBOS
- Gerbil mais feliz
- Mais bonitas que gaiolas convencionais
- Ótimas para crianças
- Não tem tanta necessidade da rodinha, pois já fazem muito exercício
- Opção de acessórios como rodas de acrílico externas e torres de observação (mostro depois)

Primeiramente os esquilos da mongólia são animais do deserto. Todos sabemos que eles amam cavar e se enterrar... Justamente porque na natureza eles cavam túneis subterrâneos na areia e vivem lá embaixo da terra, onde o frio não é tão frio e o calor não é tão calor.
Sendo assim, é da natureza dos gerbos se enterrarem e viverem em túneis, que são muito bem representados nos tubos de gaiolas para hamsters.

Com os túneis os gerbils ficam mais felizes e fazem mais exercício, não tendo tanta necessidade da rodinha na gaiola. Digo isso porque muita gente opta por retirar a rodinha das gaiolas evitando o barulho que elas fazem... E retirar a rodinha de uma gaiola com tubos não tem tanto problema.



•••   PORQUE NÃO TER UMA GAIOLA COM TUBOS
- Precisa retirar os tubos para lavar de 2 em 2 semanas
- Gerbils irão cavar os tubos fazendo barulho
- Precisa remover os tubos quando a fêmea for ter filhotes (na caso de casais)

Sinceramente, não sei por vocês, mas pra mim nenhum destes problemas é realmente um problema.
Acho que não custa nada remover os tubos de vez em quando para lavar ou deixar a gaiola alguns dias sem tubo quando estiver com filhotes recém-nascidos. Todas as gaiolas de tubos vem com os fechadores para tapar os buracos quando for deixar sem os tubos... É um pouco duro de montar e desmontar estas gaiolas, mas com a ajuda de um homem ou um adulto tudo é muito simples, pois é mais uma questão de jeito que de força.
No caso da cavação de tubos... A dica é encher a gaiola de brinquedos e coisinhas para distrair os gerbis, e assim eles esquecem um pouco de ir brigar com os tubos. Eu sinceramente acho que vale a pena ter uma gaiola dessas mesmo com estes problemas.




ACESSÓRIOS E OPÇÕES


CABINE DE TOPO
Você pode colocar na horizontal ou na vertical, saindo diretamente da gaiola ou entre tubos. Gerbils adoram dormir dentro dela. Tenho dessas nas minhas gaiolas!





RODA DE ACRÍLICO
A melhor roda que existe para gerbils!!! Esta entrada da rodinha se prende diretamente em uma das saídas da gaiola. O hamster ou gerbil entra por ai e corre na rodinha totalmente fechada, a vontade. Por ser um caixa de acrílico, não existe perigo do animal prender as patas ou o rabinho. 100% segura e 100% silenciosa. A melhor de todas. Tenho dessas nas minhas gaiolas e até os filhotes as usam. Também serve como dormitório.






TUBOS VARIADOS
Você vai encontrar os mais diversos tubos no mercado. As gaiolas com tubos mais comuns do mercado são as CANINOS BRANCOS. Muita gente acha que outros tubos não encaixam nelas.. Mas encaixam sim. Estes tubos das fotos são da marca PERCELL e eles não encaixam nos tubos caninos brancos, mas encaixam diretamente nas saídas das gaiolas. Eu tenho gaiolas caninos brancos e uso estes tubos, que são mais fáceis de achar e possuem uma maior variedade.





CONECTORES
Estas são as borrachas que prendem um tubo ao outro, e são justamente elas que os gerbos vão roer. Não corre o risco deles roerem até os tubos se soltarem, mas é sempre bom ter algumas sobrando para trocar quando precisar. Alguns sites vendem estas pecinhas extras.




TORRE DE OBSERVACÃO
Ótima para ficar no alto dos tubos e serve como dormitório. Alguns gerbils tem mania de levar comida para esticar nestas torres, ou usá-las como banheirinho. Lembre-se, se o gerbil usar qualquer parte da gaiola como banheiro ela deve ser limpa toda semana.




ESCADA DE ACRÍLICO
Lindas, mas pouco aconselháveis para gerbils. Elas são feitas de acrílico, o que dificulta um pouco do gerbil roer.. Mas como ficam totalmente expostas, eles irão roer até conseguir destruir, fazendo com que elas durem muito pouco tempo. Se for comprar, compre logo umas 3.





PASSAGEM PARA TUBO
Essas pecinhas são as que os gerbos mais roem e são elas que podem te dar dor de cabeça um dia. Aconselho a comprar umas duas e deixar guardadas para quando precisar! Quando os esquilos da mongólia roem muito ela por dentro, ela começa a não prender direto na grade da gaiola e o tubo que fica para o lado de fora não fica muito firme. Então para evitar acidentes é melhor trocar a pecinha quando o gerbo roer muito e ela começar a soltar. (só troque quando realmente estiver soltando! aproveite a peça o máximo). As minhas estão precisando ser trocadas, mas já estão na gaiola há 2 anos e nunca soltaram.




•••                                   ˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜                                     ••••


Agora vou colocar algumas fotos dos meus gerbils nas gaiolas de tubos =)

Jake pronto pra dormir no tubo

Elena na rodinha de acrílico

Oi!