Brigas entre Gerbos

Damon <3
Quando selvagens eles vivem em grupos que contém um casal dominante e alguns de seus filhotes mais velhos. A partir do momento que estes filhotes vão ficando adulto,s e chegam à idade de reproduzir, eles vão se separando dos pais para constituir uma família em outro lugar. 
Se nós criarmos os gerbils juntos em cativeiro, nenhum gerbil jovem tem a chance de se afastar do grupo e é aí que iniciam as brigas, quando os pais tentam expulsar o filhote velho para que ele siga o rumo dele.

Quando ocorre uma briga em um grupo que vivia em harmonia, tudo indica que há um problema de dominância nele. Se um gerbil dominante atinge uma certa idade ou morre (independente de ser uma fêmea ou um macho), os outros gerbos restantes irão lutar para determinar quem será o novo líder. Eles irão brigar até um se render ou morrer... Sempre esperamos que um se renda!

Algumas regras devem ser seguidas para evitar brigas entre seus animais. 
Evite:

- Mais de 4 machos adultos juntos
- Mais de 3 fêmeas adultas juntas
- Manter os filhotes velhos junto aos pais quando nascer uma nova ninhada
- Dois casais adultos juntos
- Duas fêmeas reproduzindo juntas (eu consegui isso, mas a chance de dar certo é mínima! então aconselho a nunca tentar)
- Introduzir um novo gerbil sem fazer a devida apresentação aos outros


COMO SEPARAR BRIGAS

As brigas sempre são bem sérias e você jamais deve meter a mão para separar dois gerbos em forma de bola (quando se atacam, se agarram formando uma bola e rolam enquanto se mordem). Com a raiva da briga, nenhum dos gerbils vai saber o que é a sua mão e o que é o outro animal, então eles irão te atacar furiosamente.
Mas como agir nessas horas? Pegue um recipiente (como um copo ou caixinha) e tente separar os dois. Se for preciso usar as mãos, utilize luvas grossas para separar os animais e colocar um deles preso longe do outro. Eles irão se acalmar e você poderá ver a gravidade da briga. 


RESULTADOS DE BRIGAS

Quando digo que as brigas sempre são sérias, falo sério! Esquilos da Mongólia brigam até a morte e quando isso não ocorre um costuma sair mutilado. Orelhas, dedos, rabos, podem ser arrancados com os dentes afiados do outro gerbil, e se estes ferimentos não forem tratados o gerbil mutilado pode morrer. 


COMO AGIR COM UM GERBIL FERIDO

Em caso de ferimentos muito graves o gerbil deve ser levado a um veterinário especializado em animais exóticos. É importante saber que, se um gerbil arrancou sangue do outro eles nunca mais se entenderão. Se você fez uma apresentação e na hora de juntar os gerbils eles formaram a bola e um saiu sangrando, esqueça essa apresentação. Se os gerbos apresentados brigaram, mas não chegou a sangrar, fique com a atenção redobrada na próxima tentativa de juntá-los.
Se o machucado foi simples você pode espirrar rifocina ou outro antisséptico tópico para crianças que possa ser ingerido. Iodo diluído em água também pode ser usado, mas irá manchar o gerbil dependendo da sua cor... Enquanto a rifocina spray já existe na forma incolor.


COMO IDENTIFICAR DESENTENDIMENTOS

Como na criação de qualquer animal você deve dedicar um tempo do seu dia para olhar seus animais e procurar qualquer sinal de problema. Se perceber que um dos gerbils está acuado, dormindo afastado do grupo ou do outro, mais magro, com o pêlo feio em relação aos outros gerbos, provavelmente este animal está sendo atacado. No início de um desentendimento, o gerbil dominante apenas afasta o gerbil ameaçado de si.... Ele emagrece porque fica com medo de comer e apanha quando tenta pegar a comida... Ele dorme afastado porque não permitem a sua presença no ninho. Este gerbil precisa ser separado ou reapresentado sem pressa para que o resto do grupo volte a aceitá-lo como membro. É importante não ter no viveiro locais para que o gerbil ameaçado se esconda, isso só incentiva mais o ataque do gerbil dominante. Então se a gaiola for de tubos, retire os tubos. Não deixe rodinha nem brinquedos que possam influenciar o gerbil dominante a ser ciumento e mantenha apenas uma toca grande para servir de ninho. É indicado também colocar comida em cantos opostos da gaiola, para tirar a atenção do gerbil dominante e dar chance do ameaçado comer melhor.

Damon, meu amor gostoso =3