Ração para Gato/Cachorro

Existe uma ração especifica para cada espécie de animal, suprindo suas necessidades.
Hamster como ração de hamster, chinchila come ração de chinchila, gerbil como ração de gerbil... Mas a ração específica de gerbil quase não eciste a venda e por isso o ideal é fazer a sua mistura em casa!

Alguns complementos podem ser oferecidos as vezes para que o gerbil tenha um bom equilíbrio de vitaminas e nutrientes.
Um componente que faz muito bem ao gerbil, mas não pode ser dado em excesso, é a taurina, presente nas rações para gatos.



-=-  RAÇÃO PARA GATO
Alguns criadores gostam de misturar ração para gato na ração dos gerbils em uma proporção de 5% do total. Eu particularmente costumo dar apenas uma vez por mês, pois eles nao devem ingeri-la em excesso pela grande quantidade de gordura que contém. A taurina ajuda o sistema digestivo o gerbil a funcionar melhor e existem vários estudos a este respeito ( vou procurar e por aqui depois ). Quando um criador me indicou o uso de ração de gato, ele disse que qualquer uma serve, mas que a melhor é a sabor peixe pelas taxas de minerais que contém.




-=-  RAÇÃO PARA CACHORRO
uma vez por semana você pode dar 1 ou 2 rações para cachorro grande ao seu gerbil. Nesse caso nao existe nenhum componente especial que o gerbo precisa, mas a ração para animais grandes é bem dura para desgastar os dentes do roedor e possui vitaminas e proteínas que funcionam como um auxílio nutricional. Eu particularmente gosto daquelas rações que tem uma bolinha de cada cor e sabor diferente.


 

LEMBRE-SE:
Tanto a ração de gato como a de cachorro sao muito gordas e devem ser oferecidas em pequena quantidade e nunca diariamente. Elas servem como petisco e complemento nutricional, mas nao substituem a alimentação normal dos gerbos ( composta quase totalmente por grãos e sementes ).

 Ração para cães grandes desgastam os dentes, ração para gatos repões taurina e minerais, e também pode ser oferecido biscoitos ou ossinhos com o intuito do desgaste dos dentes. Eu costumo sempre deixar na gaiola aqueles ossinhos que parecem palitos brancos, mas outros tipos podem ser dados. Mas dê apenas aqueles ossos bem secos e duros, nunca oferecendo aqueles que tem partes moles com sabor ou cheiro de carne, etc.