Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material, pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Marcações Sp - Spotting

Seu gerbil é malhado? Qual a marcação dele?

Vou usar apenas fotos de gerbils Black para que a marcação possa ser bem percebida se comparada as outras. Gerbils sólidos, sem marcação, podem vir com uma pintinha ou uma mãozinha branca. Principalmente nos gerbos black isso é muito comum!



No geral os genes de todas as marcações são Sp e os filhotes de pai marcado tem 50% de chance de serem marcados também. Eles puxam a mesma marcação dos pais, com mais ou menos branco. Em alguns casos pode ocorrer do filhote trazer uma marcação diferente da dos pais, mas é difícil de acontecer. Pais spotted podem tranquilamente ter um filhote pied, mas com as outras marcações é bem mais difícil.

Algumas cores possuem a barriga da cor do corpo e outras possuem a barriga clara por causa da genética, sendo assim a cor da barriga nao é uma marcação.


NORMAL
Sem marcação alguma, cor lisa. No caso da cor black, é normal o gerbil ter a boquinha ou mãozinhas com um pouco de branco. É comum também ter uma manchinha branca no peito ou pelos brancos avulsos pelo meio da pelagem preta. Na cor black tudo isso é normal e o gerbil continua sendo black de cor lisa, sem marcação.
  • Sem nenhuma marcação
  • Os gerbils pretos podem ter marcas brancas nas patas, queixo e pescoço



MOTTLED
O corpo do gerbil fica riscadinho de branco e a quantidade de marcas define se o gerbil é ligth mottled (pouco branco) ou heavy mottled (muito branco). Uma marcação muito procurada e apreciada por criadores... Quanto mais heavy, maior valor.
  • Além da marcação branca na cabeça e pescoço, pelos brancos se espalham pelo corpo do gerbil
  • Existe o leve e o forte, dependendo da quantidade de branco que o gerbil tem
  • Marcação incomum


 

PATCHED
Mancha branca em um lugar que não deve branco nas marcações pied ou spotted. O gerbil pode ser liso ou de qualquer marcação e apresentar a mancha branca em algum lugar.
  • Mancha branca solta no gerbil, fora dos locais habituais de marcação





SPOTTED
A marcação mais comum. Pode ser só uma pinta na cabeça, no focinho, pode ou não deixar a pontinha do rabo branca e formar aquele triângulo na nuca. Basicamente é cabeça e nuca ou só cabeça.
  • Mancha branca na cabeça, pinta
  • Pode ou não ter a ponta do rabo branca



COLLARED
Esse possui a mancha na cabeça e pescoço, podendo ou não ter a mancha na ponta do rabo. A mancha deve estar no pescoço mas nao deve ir até os braços, se for o gerbil passa a ser um pied e não collared.
  • Mancha na cabeça e pescoço do gerbil que não desce até os braços
  • Pode ou nao deixar a ponta do rabo branca




PIED
Se diferencia do spotted porque a marca branca não é só um triângulo no pescoço e desce pelas laterais até as patinhas do gerbil. A ponta do rabo sempre vem branca e esta marcação deixa o gerbil com maior quantidade de branco no rosto. O pied também pode ser chamado de gerbil de colar. A marcação pode ou não descer pelo pescoço e barriga do gerbil, o deixando com a barriga branca e, as vezes, as patinhas. É uma marcação muito bonita em animais de cor escura!
  • Marcação comum que possui mais branco
  • Costuma deixar a linha branca completa no rosto do gerbil
  • A mancha branca do pescoço desce para os braços
  • Ponta do rabo branca




DARK PATCHED
Como o nome já diz, é uma mancha escura. Funciona da mesma forma que o gerbil Patched, mas dessa vez a marca ao invés de ser branca é um pouco mais escura que a cor do gerbil. As fotos são de gerbil black, mas se fossem cinza ou marrom, a mancha acompanharia a cor do pelo só que mais escura.
  • Marcação rara
  • Dificil visualizar em algumas colorações de pelagem
  • Mancha escura solta na pelagem do gerbil








Tradução e Texto: Vivian Roncon
Fonte Americana: http://egerbil.com/
Imagens retiradas da internet: Grupo Gerbilândia e http://egerbil.com/