Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Como fazer uma Caixa Organizadora de Terrário.

A melhor casa para um ou mais gerbils é uma caixa organizadora, terrário ou pote plástico grande.
Nela eles podem cavar a vontade a forração, coisa que adoram fazer. Ficam mais felizes e seguros contra correntes de ar e ataques de outros animais como cães, gatos e corujas. (caixas organizadoras são ótimos terrários para qualquer roedor pequeno, como hamsters, topolinos, camundongos... E é a melhor opção para quem quer reproduzir sem por os filhotes em risco.)

A caixa organizadora pode ser como você quiser! Só é preciso atentar para alguns detalhes:
- O gerbil em pé dentro da caixa não deve conseguir alcançar a tampa.
- Os cantos internos devem ser arredondados, mesmo que minimamente, para evitar que o gerbil roa e abra buracos.
- A caixa organizadora deve ter o máximo de transparência para que você possa enxergar o gerbil facilmente.


COMO MONTAR A CAIXA ORGANIZADORA

1- Corte um quadrado na tampa da caixa e deixe uma borda grande para fixar a grade. Você pode usar solda ou uma faca quente para cortar o plástico.

2- Compre um pedaço de tela de galinheiro e corte um quadrado um pouco maior que o buraco feito na tampa. Ele deve ser maior que o buraco para que você consiga prenê-lo.

DICA: Se você não tem como comprar a tela de galinheiro pode fazer vários furos com uma furadeira. Mas cuidado! Tem que fazer muitos furos mesmo, para que o gerbil não morra sem oxigênio! E não faça furos em nenhum local que o gerbil alcance, caso contrário ele irá roer e fugir. 



3- Utilizando a solda ou um ferrinho quente faça furinhos na borda do plástico. É aí que você irá prender a grade!



4- Pegue o bebedouro que será utilizado e faça um furo na lateral da caixa. O furo deve ser do tamanho exato do tubo metálico. Para segurar o bebedouro na posição você pode fazer outros dois furinhos e passar um arame.



5- Prenda a grade pelo lado interno da tampa utilizando arame. Eu aconselho a passar esparadrapo pelo lado de dentro e evitar que os gerbils pulem e se machuquem em algum pedacinho da grade solta.



























A CAIXA FICOU PRONTA!
Como sempre coloco nos posts, eu gosto de usar a areia de gato. Ela absorve melhor o xixi e a água, é perfeita para cavar, deixa o gerbil e a caixa com o cheiro agradável e sem aroma de xixi, além de deixar o pelo dos gerbos mais bonito!



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
     

       
     

8 comentários:

  1. Oi Vivian >///< Sempre criei minha Gerbo em uma gaiola.. daquelas com ferros.. só que acabei comprando uma gerbo filhote depois que a minha faleceu.. e ela não para de roer a gaiola! Tenho medo que se machuque.. por isso queria trocar para um terrário ou algo assim e achei essa sua ideia da caixa organizadora muito legal.. mas não é pouco ventilado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miu, só é pouco ventilada se vc morar em um lugar quente, como norte ou nordeste.
      nesse caso, você pode pegar uma caixa bem funda e colocar retângulos de grade em duas laterais! como a foto da caixa na última fileira de imagens do post... o cara cortou e fez uma "janela na lateral".
      no teu caso, sua bichinha iria roer a grade lateral, por isso indico a caixa funda e fazer a janela na lateral mas bem em cima, para que ela nao alcance e roa!

      é perigoso ficar roendo porque eles podem quebrar os dentinhos =\ boa sorte!

      Excluir
    2. aaaah! e femeas sao meio estressadas de natureza. não criar sozinha para que ela nao fique brava... te aconselho a pegar outra femeazinha bebe e criar as duas juntas =)

      Excluir
  2. Sabe me dizer mais ou menos de quantos litros tem que ser a caixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi!
      eu nao sei quantos gerbils são, entao estou imaginando que sejam 2!
      1- vc pode por eles em uma caixa de 40 litros ou mais (com 30 também dá, mas é um pouco apertado) e adaptar a tampa da caixa com tela como eu mostro no blog.
      2- ou vc pode pegar a sua gaiola e colocar a caixa organizadora embaixo, fica bem legal e ai os litros da caixa dependem do tamanho da gaiola pra ela caber dentro.
      uma caixa de 40-50 litros custa entre custa uns 30 reais mais ou menos. procure em lojas de 1,99 ou de plásticos (aquelas que sempre tem baldes e bacias a venda) nelas vc consegue as organizadoras bem baratas.
      o principal é que a caixa seja transparente. é preferível que ela seja incolor para os animais nao ficarem estressados!
      qualquer duvida estou aqui!
      fique a vontade para perguntar

      Excluir
  3. Oi Vivian, tenho u Gerbil macho a mais ou menos sete meses, comprei ele ainda jovem! De uns tempos para cá ele começou com um comportamento mais agressivo tentando morder qualquer um que toque ele ou até mesmo EU!
    E pode me dizer se eu adquirir uma fêmea mais jovem ou adulta e fizer a apresentação eles podem conviver juntos? Ou é arriscado pois ele já esta a um bom tempo comigo e sozinho?! Aguardo respostas, desde já agradecido! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Olha, caso vc tenha interesse em reproduçao seria legal uma femea. Mas um outro macho bem novinho serve tbm, e com ctz ajudara a mudar o comportamento do seu gerbil.

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian, tenho aprendido muito com o blog, muito mesmo! Valeu pela iniciativa!
    Tô decidindo entre a caixa organizadora e o terrário. Quero dar bastante espaço a eles (2) por isso pensei em um terrário bem grande, mas moro em Fortaleza e aqui o calor é sempre intenso. Então minha dúvida é se o terrário seria a melhor opção ou então a caixa organizadora com as grades de ventilação?
    Desde já agradeço!

    Michelle

    ResponderExcluir