Como fazer uma Caixa Organizadora de Terrário.

A melhor casa para um ou mais gerbils é uma caixa organizadora, terrário ou pote plástico grande.
Nela eles podem cavar a vontade a forração, coisa que adoram fazer. Ficam mais felizes e seguros contra correntes de ar e ataques de outros animais como cães, gatos e corujas. (caixas organizadoras são ótimos terrários para qualquer roedor pequeno, como hamsters, topolinos, camundongos... E é a melhor opção para quem quer reproduzir sem por os filhotes em risco.)

A caixa organizadora pode ser como você quiser! Só é preciso atentar para alguns detalhes:
- O gerbil em pé dentro da caixa não deve conseguir alcançar a tampa.
- Os cantos internos devem ser arredondados, mesmo que minimamente, para evitar que o gerbil roa e abra buracos.
- A caixa organizadora deve ter o máximo de transparência para que você possa enxergar o gerbil facilmente.


COMO MONTAR A CAIXA ORGANIZADORA

1- Corte um quadrado na tampa da caixa e deixe uma borda grande para fixar a grade. Você pode usar solda ou uma faca quente para cortar o plástico.

2- Compre um pedaço de tela de galinheiro e corte um quadrado um pouco maior que o buraco feito na tampa. Ele deve ser maior que o buraco para que você consiga prenê-lo.

DICA: Se você não tem como comprar a tela de galinheiro pode fazer vários furos com uma furadeira. Mas cuidado! Tem que fazer muitos furos mesmo, para que o gerbil não morra sem oxigênio! E não faça furos em nenhum local que o gerbil alcance, caso contrário ele irá roer e fugir. 



3- Utilizando a solda ou um ferrinho quente faça furinhos na borda do plástico. É aí que você irá prender a grade!



4- Pegue o bebedouro que será utilizado e faça um furo na lateral da caixa. O furo deve ser do tamanho exato do tubo metálico. Para segurar o bebedouro na posição você pode fazer outros dois furinhos e passar um arame.



5- Prenda a grade pelo lado interno da tampa utilizando arame. Eu aconselho a passar esparadrapo pelo lado de dentro e evitar que os gerbils pulem e se machuquem em algum pedacinho da grade solta.



























A CAIXA FICOU PRONTA!
Como sempre coloco nos posts, eu gosto de usar a areia de gato. Ela absorve melhor o xixi e a água, é perfeita para cavar, deixa o gerbil e a caixa com o cheiro agradável e sem aroma de xixi, além de deixar o pelo dos gerbos mais bonito!



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------