Como agir com Gerbil bravo


Um gerbil bravo ou arisco mete mais medo de cachorro ou gato em alguns casos. Eles chegam a pular para te atacar e mordem para arrancar pedaço... Ao colocar a mão na gaiola eles partem para cima! Quando eles mordem, normalmente é nas pontas dos dedos e este lugar sangra muito... Além do que os gerbils costumam morder e não soltam!

Já tive sérios problemas com uma fêmea brava e vou dar aqui algumas dicas de como agir para que o convívio seja tranquilo e até para conseguir amansar o gerbil arisco aos poucos, ok?

-=-=-=-  COMO PEGAR UM GERBIL QUE MORDE?  -=-=-=-
Você não pode, nunca meter a mão na gaiola para pegar o gerbil ou mexer em alguma coisa (forração ou comida). Então,  pegue uma caixa pequena (caixinha de papelão, rolinho ou uma garrafa de 600ml com a parte de cima cortada), segure dentro da gaiola para que o gerbil bravo entre nela e depois leve a caixinha com ele até outro recipiente provisório, que pode ser um balde ou caixa grande. Com o tempo o gerbil já vai entrar automaticamente na caixinha e você fará tudo isso muito rápido e sem dores de cabeça.


-=-=-=-  COMO TROCAR A FORRAÇÃO/COMIDA  -=-=-=-
Você deve retirar o gerbil bravo da gaiola/aquário antes de começar a limpeza. Coloque ele no recipiente provisório, de onde ele não deve conseguir sair, e comece a trocar a forração. Retire a velha, passe um pano úmido, passe um papel toalha, coloque a forração nova, coloque a comida nova, troque a água e só então devolva o gerbil para a gaiola, sempre utilizando a técnica descrita na dica anterior.


-=-=-=-  COMO CONSEGUIR PEGAR NO GERBIL SEM SER ATACADO  -=-=-=-
A primeira coisa é não por a mão na gaiola enquanto ele estiver ali dentro. Depois de um tempo manuseando o gerbil pela caixinha (dica 1) ele já estará menos estressado e um pouco mais tolerável ao seu toque, mas ainda não é o momento de tocar. Você deve pegar ele com a caixinha e soltá-lo em um ambiente neutro, que pode ser o box do banheiro por exemplo! (só não esqueça que não pode haver nada perigoso ao seu bichinho! cuidado com fios elétricos, produtos de limpeza e locais onde ele pode se enfiar). Solte ele no box ou em um lugar similar e sente no chão. O gerbil irá correr, correr, correr, e é nesse momento que você começa a oferecer a sua mão para que ele suba. NUNCA TENTE SEGURAR ELE! Apenas permita que ele suba na sua mão e o solte no seu colo para que ele possa correr por você.


-=-=-=-  COMO PEGAR O GERBIL DENTRO DA GAIOLA  -=-=-=-
 Quando ele já estiver andando pelo seu colo no ambiente neutro (dica anterior) sem lhe morder. Você deve começar a pegar ele quando estiver fora da gaiola e com a sua mão colocar na gaiola novamente. Ele vai começar a aceitar que você mexa na gaiola e coloque sua mão lá dentro sem precisar retirá-lo primeiro... E se continuar assim, ele logo deixará que você o tire da gaiola com sua mão.


Aqui tem um vídeo onde ensino o modo correto de se pegar o gerbil! Tanto o bravo como o manso.
Assim ele não te morde nem é machucado.


Texto, Vídeo e Imagens: Vivian Roncon