Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material, pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Aprenda a descobrir a cor dos filhotes de gerbil

O mais legal de reproduzir gerbils é a imaginar as possibilidades que a genética deles podem nos dar e as cores de filhotes que podem nascer! Fazemos cálculos e mais cálculos, ficamos torcendo para que os genes desconhecidos do nosso casal sejam recessivos ou colorpoints, tudo para que a gente consiga um maior número de cores de filhotes ou uma cor específica na criação. 

E quando uma ninhada nasce eles são todos iguais! Como segurar a ansiedade de saber de que cor eles serão? Não tem como saber de cara a cor de cada um, mas tem como saber sim se eles terão olhos claros ou escuros e se serão filhotes de pele clara ou escura também. Vou ensinar a identificar essas diferenças nos seus filhotes (netinhos rsrs) para que você fique menos ansioso(a) até eles criarem pelos! Assim, você já tem como saber se cara se o seu casal teve filhotes escuros e claros. Um filhote claro de olhos escuros já diminui bastante a opção de cores que ele pode ter no futuro! Assim como um filhote de pele escura geralmente será black, agouti ou slate. Vamos lá! Depois vou fazer um artigo para cada cor específica. Quero explicar tudo sobre cada cor, mostrando como o filhote nasce, como identificar a cor logo nos primeiros diias e como ela fica depois de adulta, além dos benefícios de usá-la para reprodução ^_^

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Os filhotes nascem completamente sem pelos, as orelhas ainda não formadas e olhos fechados. Todos são cor-de-rosa, mas já é possível ver que alguns filhotes são mais claros que os outros. Quanto mais escura a pele do gerbil, mais escura será a cor dos pelos.
Nessa idade você consegue observar no filhote:
  1. Cor da pele: Quanto mais escura, mais escura será a pelagem
  2. Cor da barriga: Gerbils de barriga clara, tem a barriga cor de rosa, mesmo que a costa seja escura (no caso dos agouti). Os gerbils que tem a barriga escura, serão aqueles escuros com a barriga da cor do corpo, como o black, slate, lilac..
  3. Pápebras Rosa: Olhos Vermelhos
  4. Pálpebras Escuras: Olhos Pretos
  5. Rabo Escuro e Corpo Claro: Gerbil Colorpoint. Algumas cores nascem assim e depois de adultas a cor fica uniforme, como nos agouti. Mas de qualquer forma, se o filhote nascer com o rabo escuro e o corpo claro, é indicativo do gene [ch].
  6. Presença de Marcação nos Gerbils Escuros: Apenas nos filhotes de pele escura é possivel ver a marcação do malhado em cor-de-rosa. Nos filhotes claros ela só aparece depois que a cor do pelo aparecer

 

Com alguns dias os filhotes começam a ficar com a pele mais colorida, te dando idéia da cor que eles terão. Uma regra simples é que as cores escuras predominam sobre as claras. Se um dos pais é escuro, com certeza nasceram filhotes da cor dele. Agora eles já possuem orelhinhas formadas e os olhos já mostram a cor que eles tem.. Olhos cor-de-rosa serão vermelhos (PEW, argent, dove...) olhos cinza serão negros (agouti, lcp agouti, preto...)



Você também já consegue ver quais filhotes serão malhados e se os escuros terão a barriga escura ou clara. Nessa foto abaixo, temos um filhote de 1 semana na cor golden agouti malhado! Repare que ele é escuro, de olhos escuros, com a marcação pied e com as mãozinhas e barriga cor-de-rosa... O que me mostra que ela será branca.


Aqui 4 filhotes de 1 semana. Malhados e não malhados, mas todos com as barrigas claras! Com 10 dias vai começar a aparecer as tetinhas nas femeas... São simplesmente 6 furinhos nas laterais da barriga. Dai é simples: Tem os furinhos é femea, não tem os furinhos é macho!



Repare que os bebes ainda não tem pelo! Nessa foto tem 2 filhotes agouti malhados e dois filhotes claros. Estes que são claros possuem olhos diferentes. O primeiro tem olhos claros, o que indica que será um albino ou argente, já o ultimo filhote tem olhos escuros, o que indica que é um lcp agouti! Nesta foto não dá para ver, mas nessa idade já dá para reparar que a cauda do filhote lcp é mais escura que o corpo, indicando o colorpoint.



Aqui os filhotes já estão criando os pelos! Você já consegue ver que o agouti é um golden agouti (marrom) e que temos dois filhotes com pelagem clara. Um de olhos claros e um de olhos escuros.




  



Filhote agouti, com a pelagem completa. Se trata de um machinho por não ter a presença das tetinhas (furinhos na lateral da barriga), mas tem a presença da glândula de odor no lugar que seria o umbigo. a Glândula de Odor é bem mais aparente nos machos que nas fêmeas.

Aqui no final temos as 3 cores que vieram. O lcp agouti, claro de olhos e cauda escura. O agouti malhado e o outro filhote claro se mostrou um argent cream malhado!



Texto e Fotos: Vivian Roncon