Glandula de Odor inflamada


Imagem da internet
Gente, já vi muitas pessoas perguntando e por isso vou postar aqui.
Os gerbils tem uma glândula de odor que fica na barriga, mais ou menos no lugar do umbigo. Quando você coloca o seu macho em uma gaiola diferente ou coloca algo novo para ele brincar, a primeira reação do gerbil e correr lá e esfregar a barriga no objeto ou gaiola. Justamente porque aquilo é novo e ele quer marcar que é dele!

 A glândula de odor deve ser de cor clara, sem partes altas, rachaduras ou algo que chame muito a atenção. A cor natural dela é bege amarelada.

Os machos possuem a glândula de odor maior que as fêmeas e conforme o gerbil vai ficando mais velho a glândula tende a aumentar de tamanho (mas mantendo a aparência normal). Geralmente este crescimento da glândula odorífera não chega a incomodar o animal.



Aparência normal da glândula de odor

As vezes essa glândula de cheiro inflama. Por que? Não dá para ter certeza, mas ligam os problemas de glândula com alimentação muito gordurosa, estresse e hereditariedade. Não é algo que chega a matar seu esquilo da mongólia, a não ser que fique muito, muito inflamada!

Como saber se está inflamada?
- marca escura demais na pelagem
- crosta
- inchaço
- sangramento
- ulceração / abcesso
- protuberância


O que fazer no caso de inflamação?
- ver se existe veterinario especializado em roedores na sua cidade
- limpar com água oxigenada com um algodão
- passar um antiseptico bucal no local 
- reduzir as taxas de gordura da alimentação por pelo menos 1 semana


Se a glândula inflamar muito, com presença de sangue ou pús, ou se ela não melhorar com os cortes na gordura da alimentação e a assepsia do local, é sinal de que algo está errado. Nesses casos o veterinário deve avaliar o animal e ver se a glândula de odor pode ter formado um câncer. Se animal for saudável, bem alimentado e criado, o câncer poderá ser removido pelo médico sem nenhum problema. É uma cirurgia pequena que deve ser feita por um veterinário especializado em roedores ou animais silvestres.

Abaixo temos duas fotos da Ashgerbil que mostram glândulas bem ruins... Elas vieram do The Gerbil Fórum. Uma com uma protuberância grande no centro, formando um carocinho, e a outra com várias bolinhas avermelhadas. São como erupções cutâneas. 

Em casos assim o veterinário deve ser procurado o mais rápido possível.


 

Texto e Adaptação: Vivian Roncon
Fonte Traduzida e Imagens:
The Gerbil Fórum em http://gerbilforum.proboards.com/

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Tenho aqui uma foto minha que mostram a aparência normal da glândula de odor. Amarela e rugosa.
Nas fêmeas a glândula é menor e mais discreta. Nos machos ela é mais aparente e pode sujar os pêlos da barriga. Nas fêmeas claras que estão reproduzindo eé possível que a costa fique amarelada, pelo contato com a glândula de odor do macho na hora da cruza.


Imagem: Vívian Roncon

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

E tenho aqui uma foto que mostra um gerbil desacordado, ainda sob efeito da anestesia, após passar por uma cirurgia. A glândula de odor estava inflamada e foi preciso intervenção cirúrgica, que consiste em raspar e retirar a parte inflamada. Esse gerbil é um macho, foi operado por um veterinário de animais exóticos e passa muito bem!