Subindo na mão e no ombro - Como ensinar

Vou explicar como ensinar seu gerbo a subir pelo seu braço e ir para o ombro!
É o que alguns criadores chamam de adestrar o gerbil.
Lembre-se que para o esquilo começar a aprender estas coisas ele precisa ser novinho ou manso. Se ele for bravo ou arisco deve primeiro ser familiarizado com você e o toque humano.

~~~ Primeiro ele deve aprender a subir na sua mão ~~~

1 - coloque uma camisa de manga comprida. um tecido que facilite a escalada do gerbil.

2 - sente-se no chão em frente a gaiola.

3 - coloque a mão dentro da gaiola e deixe que ele venha olhar de perto.

4 - deixe que ele mexa na sua mão e se der uma mordiscadinha não a puxe para fora. deixe a mão o mais parada possível. mordiscar é apenas curiosidade, muito comum em filhotes.

5 - ele vai começar a subir na sua mão.









Fazendo isso, um dia ele vai começar a subir na sua mão assim que a ver. Se você começar a fazer isso durante a noite, quando ele estiver mais agitado, a chance de funcionar logo de cara é enorme.


DICA:
Se você estiver tentando fazer ele subir na sua mão dentro da gaiola e não estiver vendo muito resultado, pegue o gerbil, coloque-o em outro recipiente (caixa organizadora, balde, caixa de papelão) que ele não esteja acostumado e tente. Como ele não sabe onde está, irá tentar de tudo para sair dali, inclusive usar você como ponte para a liberdade! Aí ele aprende a subir na sua mão mais fácil.

TENHO AQUI UM VÍDEO ENSINANDO O GERBIL A SUBIR NA MÃO!



~~~ Passamos então para a segunda parte, subir no ombro ~~~

1 - você mantém a mão parada com ele em cima... Sem tentar pegá-lo ou retirar a mão com ele. No início a mão deve ficar imóvel para que ele veja que é seguro estar nela.

2 - quando ele estiver seguro de que sua mão não oferece perigo, comece a levantar a mão para retirá-la da gaiola. retire suavemente, brinque alguns segundos com ele e coloque na gaiola, oferecendo novamente a mão para que ele suba. ele deve aprender que sempre vai ser devolvido para a sua 'casa' que é a gaiola.

3 - se o gerbil se assustar com o movimento da mão você deve voltar para o passo 1 e continuar deixando a mão imóvel até ele sentir segurança novamente.

4 - quando ele não se assustar mais, você retira a mão da gaiola com ele em cima, sempre com movimentos super suaves, e estica o braço formando uma ponte até o seu ombro. lembre-se que tudo isso deve ser feito com você sentado no chão para que ele não caia e se machuque!!!

5 - o gerbil vai ficar na sua mão, olhando em volta e querendo pular. você deve usar a outra mão para bater um dedinho no seu antebraço, indicando para ele a posição que deve ser seguida. você pode guiá-lo com a mão livre... se ele quiser descer pelo lado você bloqueia com a mão, se quiser ir pelo outro você bloqueia também, até ele aceitar que seu braço é uma ponte.

6 - ele vai entender e vai subir no seu ombro. quando ele estiver lá você deve ficar extremamente quieto para que ele não se assuste. se ele descer pelo seu peito, você pega ele, coloca na palma da mão e estica novamente o braço para que ele use a ponte até seu ombro...

7 - nunca encha a paciência do seu gerbil. se ele começar a ficar 'chatinho', querendo morder, pulando para longe, etc.... é a hora de por novamente na gaiola. você só deve brincar com ele enquanto ele estiver gostando disso. ele precisa associar estar com você a uma coisa prazerosa.












Ele vai aprender rápido e vai gostar!
O gerbil começa a gostar tanto, que basta você abrir a gaiola e ele está pulando para tentar subir na sua mão. Aí pode começar a assistir televisão com ele no seu ombro, brincar com ele na cama ou no sofá... etc! Conheço gente que sai de casa com o gerbil no ombro e o bichinho fica lá, quietinho.

Boa sorte!