Gerbil não vive sozinho / Sobreviver não é Viver

 GERBIL NÃO VIVE SOZINHO, SOBREVIVE 

Essa postagem é humildemente dedicada à todos os "criadores" mau caráter que abrem a boca pra dizer "meu gerbil foi criado sozinho a vida toda e viveu 4 anos". Existem casos em que o gerbil não consegue ser apresentado a outro, precisando viver sozinho, mas são CASOS ISOLADOS! Manter o animal sozinho porque quer, por preguiça, birra, burrice, capricho ou teimosia, é desumano.

Casos em que o gerbil viver sozinho é aceitável:

  • Na região ninguém tem gerbil para eu pegar mais um
  • O companheiro morreu e ele já tem 4 anos ou mais de idade
  • Ele matou todas as companhias que teve
  • Ele não aceita apresentações (só vale de você fez a apresentação da forma certa)
  • Ele já está com quase 5 anos e não aguentaria o estresse da apresentação
Imagem da Wikipedia

- MERIONES É UMA ESPÉCIE DE VIDA EM COLÔNIA
O Meriones unguiculatus, conhecido no Brasil como Esquilo da Mongólia é um animal que NECESSITA de vida em grupo. Na natureza eles formam colonias de dezenas de gerbos. Para você que nunca viu um gerbil na vida silvestre, aqui tem uma imagem do gerbos selvagens na Europa. 

imagem do Dr. Günther Eichhorn do site get.mirando.de

Não é porque o animal está em cativeiro que ele para de ser ele mesmo. Se a natureza dele é viver em grupo, socializando, se limpando, dormindo amontoado com outro animal (mesmo que seja do mesmo sexo), não é porque ele está em uma gaiola que ele DE REPENTE não vai mais precisar de nada disso. Animais que na natureza são solitários, continuam solitários em cativeiro e isso deve ser respeitado com todos os animais, eles são únicos. Você pode reparar de uma forma simples:

Na natureza, o tigre é um animal solitário que se encontra com outro apenas para reproduzir e se isola novamente. No zoologico eles continuam sozinhos, não pode ter outro tigre junto a não ser na reprodução. Animal SOLITÁRIO só pode viver sozinho. É da natureza dele assim como a dos HAMSTERS.

Na natureza, o leão é um animal de grupo, onde existe um macho alfa e várias fêmeas submissas com seus filhotes. O filhote macho cresce e vai embora montar seu próprio grupo de fêmeas... E assim por diante. No zoologico eles continuam vivendo em grupo, pois UM LEÃO SOLITÁRIO MORRE. E da natureza dele ser um animal de grupo, assim como os gerbis.


Sendo assim, o gerbil PRECISE SIM de uma companhia. Sem companhia ele tem uma vida lixo, infeliz, depressiva e sem propósito. O fato dele não morrer de tristeza não significa que ele esteja bem! Então se você não quer ter dois animais juntos, compre um hamster. Esquilo da Mongólia vive em duplas ou grupos.

Se não precisasse de companhia, na natureza eles não formariam grupos. 

imagem de sonatasun

Imagem de Arpit Deomurari do Avian Diversity

Estou usando fotos de meriones selvagens JUSTAMENTE para mostrar que essa é a natureza deles. Assim o povo do MiMiMi não precisa se dar ao trabalho de dizer "claro, colocam juntos em uma caixa e obrigam eles a viver assim".


- MEU GERBIL VIVE SOZINHO, COMO POSSO CORRIGIR?
Você deve procurar alguém que tenha filhotes e pegar um recém-desmamado para apresentar ao seu. Se o seu já tiver 3 anos ou mais, você pode pegar 2 filhotes pequenos e apresentá-los formando um trio. Assim quando o mais velho morrer, você não vai passar pelo mesmo problema, já que ficará com uma dupla de gerbos. Sempre prefira fazer duplas ou trios do mesmo sexo! Deixe a reprodução apenas para quando você tiver experiência e organização para lidar com as ninhadas. 


- O QUE É DEPRESSÃO?
Depressão: Distúrbio mental caracterizado por tristeza persistente ou perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia. Incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Os sintomas podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima(Fonte Hospital Israelita Albert Einstein)
Um gerbil solitário desenvolve depressão sim, e ela pode levar à morte do animal. A depressão nos gerbis se caracteriza pela tristeza, agressividade, o animal fica frequentemente em um canto, perde o interesse por roer ou cavar, cansa de fazer ninhos ou brincar e passa a apenas comer e dormir. Assim o animal vai SOBREVIVENDO (pois isso não pode ser chamado de "vivendo") até o dia em que começa a emagrecer e morre. Quando falamos que o gerbil pode morrer de tristeza, isso não acontece em 1 semana vivendo sozinho, mas acontece sim com muita frequência. Morrer de depressão não é uma regra aplicada a todos que sofrem desse mal, mas é o que acontece na maioria dos casos.

GERBIL SAUDÁVEL É GERBIL ROENDO E CAVANDO! GERBIL QUE BRINCA DE PULAR COM OS OUTROS, DORME AMONTOADO E TROCA CAFUNÉS.


- NÃO MORRER NÃO SIGNIFICA ESTAR BEM
É bem isso mesmo. Dizem que o bicho viveu sozinho e não morreu, como se não morrer fosse um prêmio! Não morreu? Nem sei até que ponto isso é bom... 
Porque o animal poderia sofrer por 1 ano ou sofrer por 4 anos. Nesse caso, não ter morrido cedo foi até PIOR pro animal, pois ele teve o sofrimento prolongado. Então parem de achar que "não morrer" é algo bom, porque não é. Você só mostra que o bicho sofreu muito tempo. Se ele precisou viver sozinho porque na região não existem criadores, porque nunca aceitou uma apresentação ou porque o companheiro morreu e ele já estava idoso, ok! tá certinho! Mas as pessoas pegam o animal filhote e obrigam ele a viver desde o inicio solitário em depressão, por puro capricho.


- SE VOCÊ FAZ ERRADO NÃO INCENTIVE OS OUTROS A ERRAREM TAMBÉM
Se apesar de tudo, se mesmo sabendo que seu animal está sofrendo, você quer continuar mantendo ele sozinho pra evitar trabalho ou porque "fulaninho disse que o dele viveu 5 anos sozinho", ok, você é livre pra fazer com o seu bicho o que bem entender. Mas faça sabendo que está maltratando o animal SIM, beleza? Tenha caráter de assumir que está fazendo mal pro bicho, mas deseja continuar na prática mesmo assim. Faça o seu errado como quiser, mas  NÃO INCENTIVE  pessoas inocentes a fazerem o mesmo com os animais delas! Não faça de conta que o gerbil fica bem sozinho para que pessoas ingenuas e leigas maltratem seus bichos sem saber. Ao fazer isso você está sendo responsável não apenas pelo sofrimento e depressão do seu animal, mas pelo sofrimento e depressão de todos os animais de pessoas que receberam seu "conselho" errado. Se você não quer o bem do seu animal, pelo menos deixe que as pessoas que querem o bem do animal delas faça o correto.


- 1 ANO DE COMPANHIA VALE MAIS QUE 5 ANOS SOZINHO
Se o gerbil viver apenas 1 ano em dupla ou grupo, ele será inúmeras vezes mais feliz que um gerbil que chegue aos 5 anos de vida sozinho. Mais vale 1 ano de companhia à muitos solitários. Pense nisso. Se seu gerbil tem menos de 4 anos de idade, vale a pena SIM apresentar um filhote (ou dois) para ele. Deixe ele viver pelo menos o final da vidinha dele feliz. Ele te agradeceria MUITO se pudesse falar.




Texto: Vivian Roncon
Fontes das Imagens: