Como ter um Gerbil FELIZ


1 - ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE: A base da alimentação do gerbil deve ser a ração extrusada de marca boa, acompanhada de frutas e legumes, podendo conter alguns grãos e sementes para auxiliar no sistema excretor.

2 - ESPAÇO: O gerbil precisa correr e gastar energia. Não se pode criar um gerbil em gaiola pequena, eles precisam viver em uma caixa, aquário ou gaiola grande.

3 - FORRAÇÃO CERTA: Use areia de gato ou PipiWC APENAS. O gerbil não pode NUNCA viver na serragem, pois ela causa alergia, compromete o pulmão e mata o animal.

4 - COMPANHIA: Esquilos da Mongólia não podem viver sozinhos. Você sempre deve ter uma dupla do mesmo sexo, pois tanto fêmeas quanto machos podem viver em duplas do mesmo sexo sem problemas.

5 - MATERIAL PARA NINHO: Todo gerbil, independendo do sexo, da companhia, ou se é casal ou não, precisa de material para ninho. Todos fazem ninhos fofos para dormir e precisam ter material para isso. Pode-se oferecer papel higiênico, papelão ou feno.

6 - MATERIAL PARA ROER: Os dentes dos gerbils cresce sem parar e por isso eles precisam sempre ter material disponível para roerem. Assim eles se divertem e controlam o tamanho dos dentes. 

7 - ROLINHO DE PAPEL: Todos os rolinhos de papel higiênico ou papel toalha que seriam jogados no lixo ai na sua casa, agora devem ser guardados para os gerbils brincarem.

8 - CONTATO HUMANO: Todos os dias você deve sentar, olhar os animais, ver se estão bem ou se apareceu algum problema, repor a água e dar a comida. Todos os dias. Se os animais permitirem o toque, pegue eles na mão nem que seja por alguns segundos.


TEXTO E FOTO: Vivian Roncon