Gerbil com dente quebrado

Como todos os roedores, os gerbos precisam roer com frequência para controlar o tamanho dos dentes que numa param de crescer e a saúde bucal. No caso dos gerbils mais velhos, eles já não roem tanto e tem menos cálcio, provocando uma série de problemas dentários. 

É comum animal idosos quebrarem os dentes. Quando isso acontece, o dente quebrado por machucar ou o dente que não quebrou pode começar a crescer muito rápido. 

Isso aconteceu com o Castiel, meu dove pied com mais de 4 anos.
Diagnóstico: 
- Dentes superiores pequenos e quebrados.
- Dentes inferiores muito grandes.
- Um dente inferior entrando no céu da boca.
- Lábios e gengivas bem machucadas.
- Animal magro por não conseguir comer.

Aqui tem uma foto do Castiel, mostrando como está magro. Dá para ver nas costas dele que ele está bem fino.


Agora vamos para a boca. Ela estava assim, com os dentes quebrados em cima, o dente debaixo furando a boca e os lábios bem feridos.




A primeira coisa foi cortar o dente que estava grande demais e furando o céu da boca dele. Cortei com um alicate de cutículas afiado.


Como o dente estava entrando na carne do céu da boca, ao cortar, a ponta do dente ficou pendurado.



Larguei Castiel para ele se acalmar um pouco e depois usei uma pinça para tentar retirar o pedaço de dente que ficou preso. Soltei ele novamente para se acalmar e depois peguei novamente para bater a foto e ver se funcionou.

Pronto, o pedaço de dente não está mais lá. Não sei se fui eu que tirei ou se ele tirou sozinho, o importante é que saiu.



A partir de agora, a indicação é dar frutas amassadas como banana e maçã, papinha de bebê ou racao extrusada amolecida em água morna. Vamos ver se meu velho vai conseguir comer e se recuperar. Mas pela idade, ele infelizmente deve partir logo.


-----------------

Uma semana após cortar o dente dele, meu Castiel já está bem melhor! Ele voltou a comer, engordou um pouquinho, e já tem os dentes superiores crescendo! A boca dele está feia, mas está muito melhor do que estava antes.



A boca também não está mais machucada, vermelha, nada. Está cicatrizada e desinchada, agora que nenhum dente esta machucando mais.


Texto e Fotos: Vivian Roncon