Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material, pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Machucado no bebedouro

Existem bebedouros de diferentes tipos, tamanhos e materiais. Os tradicionais com bicos de metal e os pingoo pet com bico de vidro. Acontece que muita gente não sabe, mas os gerbils são capazes de roer até mesmo o bico de metal dos bebedouros!

Aqui em casa eu sempre usei bebedouros para chinchila, aqueles quem tem um pininho que o esquilo da mongólia precisa apertar para que a água saia, ou os tradicionais de bico de metal. Só que recentemente algumas fêmeas muito agitadas e bagunceiras começaram a roer os bicos dos bebedouros! E com isso eles viram armas... Não sei se a foto permite que se veja direito, mas o buraco do bebedouro e o bico inteiro estão roídos.



Como o material é metal, a partir do momento que o gerbil rói ele fica super cortante e perigoso. Dito e feito! O bebedouro estava normal, em poucas horas a fêmea roeu e deixou ele nessa situação... Quando voltei para casa encontrei o bebedouro roído como na foto superior e a fêmea com o focinho esfolado!

Essa é a foto da femea logo que roeu e se machucou no bico de metal do bebedouro.


Eu molhei meus dedos com soro fisiologico e limpei o focinho dela, depois deixei ela se secar com papel higiênico e coloquei forracao nova na caixa em que ela mora. A forracao suja poderia infeccionar algum machucado aberto. Lógico que eu troquei o bebedouro da gaiola por um com bico inteiro! Esse bebedouro com o bico roído nunca mais poderá ser usado.

No dia seguinte, o machucado tinha mudado de cor, estava mais escuro, mas mais sequinho e começando a formar uma casquinha. Não retirei a casquinha e nem lavei de novo para que o machucado consiga cicatrizar mais rapidamente! Essa é a foto da femea no dia seguinte com o machucado seco.


Logo a casquinha vai cair e o pêlo vai começar a crescer novamente. Aqui é difícil achar para vender esses bebedouros com bico de vidro, mas vou precisar comprar eles pelo internet e trocar todos para evitar que essa femea volte a roer os bicos no futuro. Afinal, depois que troquei os gerbils de gaiola para caixa os bebedouros de chinchila não couberam mais.

Mas fica aqui a dica para vocês, tentem SEMPRE usar os bebedouros com bico de vidro ou os bebedouros para chinchila a fim de evitar acidentes desse tipo com seus gerbils ^_^


Texto e Fotos: Vivian Roncon