Rabo ou focinho sem pelos

Sempre dá um desespero quando vimos que nossos gerbos estão com pelo faltando em algum lugar. Logo se pensa em sarna, doença, briga.... Mas na maioria das vezes não é nada sério. Vou falar aqui sobre dois assuntos: rabo sem pelos / careca e falha no focinho.

RABO SEM PELOS / CARECA

É importante observar se a pele sem pelos está com a aparência normal ou com machucados.se é,a estiver com algum cascão, descamação, machucado, aí ou o gerbil brigou ou está com sarna / dermatite. Tenho postagens aqui falando bem sobe cada um desses assuntos!

Mas se a pele do rabo estiver limpinha, sem nenhum sinal de machucado ou irritação, o gerbil está apenas na muda de pelagem. Isso acontece porque a pelagem começa a ser trocada na cabeça, se forma uma linha de muda (mais visível nos agoutis), que vai descendo pela costa do gerbil até chegar na base do rabo. Essa é a linha de muda, que indica a troca de pelagem do gerbil! Abaixo dela, pelo velho que vai cair, acima dela pelo novo.


Quando a muda sai das costas e chega no rabo, o rabo não fica com uma linha, mas sim com uma falha nos pelos. Essa falha pode ser pequena ou pode tomar quase todo o rabo do gerbil, mas de qualquer forma é normal! Essa é uma imagem do mesmo macho da foto anterior com o rabo sem pelos.


Essa falha no rabo dura alguns dias, se ela não voltar ao normal logo é melhor procurar outro motivo que não seja a muda de pelagem. Não se sabe o motivo, mas alguns criadores reparam que os gerbils dominantes da dupla ou da colônia demoram mais tempo com o rabo careca.



Então se demorar mais que uma ou duas semanas e o rabo do seu gerbil não recuperar a pelagem, verifique se pode ser um desses outros problemas:
- Infestação de parasitas (ácaros, piolhos...)
- Estresse
- Alimentação deficiente
- Coceira por alergia
- Forração suja por muito tempo

Se encontrar o motivo, corrija-o. Se não encontrar, você pode tomar algumas medidas para melhorar a qualidade de vida do seu animal e estimular os pelos a crescerem novamente. 
- Comece a dar Roevit ou outra vitamina
- Melhore a alimentação
- Dê brinquedos e distrações
- Mantenha a gaiola / caixa impa
- Dê pó para banho com frequência 
- Dê banhos de sol curtos pela manhã

FALHA DE PELOS NO FOCINHO

Primeiro tem que reparar na pele que está sem pelo. Do mesmo modos que no rabo careca, se a pele estiver com qualquer tipo de ferida, casca, machucado, etc... Deve ser proveniente de uma briga, dermatite ou sarna. Mas se a pele estiver limpinha é só uma falha na pelagem mesmo.

Causas:
- Roer grades ou objetos sem parar
- Esfolar o focinho em alguma superfície, tentando roer ou fugir
- Troca de pelagem
- Estresse

No geral a única coisa que você deve fazer é colocar objetos, brinquedos, papelão para que o gerbil se distraia e deixe de roer as grades ou rodinha. Assim ele se desestressa também e logo a pelagem do nariz volta ao normal.



O Henrique Cunha teve esse problema com uma fêmea argent. A Maya ficou com uma dermatite nasal bem feia, mas logo ficou bem. Olha as fotos dela.


É uma das minhas femeas teve problema com o bebedouro de metal. Ela roeu o bico de metal do bebedouro e acabou esfolando o focinho! Tadinha... Na foto, a imagem da esquerda é do dia em que ela se esfolou e a da direita é do dia seguinte. Perceba que no dia o focinho estava cor de rosa, sem pelos. No dia seguinte apareceu uma casquinha onde estava machucado. Como eu só limpei bem e deixei secar, logo a casquinha cai e o pelo volta a crescer.


Textos, Vídeo e Imagens: Vívian Roncon
Fotos da Maya: Henrique Cunha