Petshops, Comércio, Criação Irresponsável - Isso precisa parar!

Sempre que eu posso escrevo nos meus posts o quanto eu detesto criações de gerbil em petshops. Eu sempre digo "Compre de um criador! Não compre de uma petshop se não tiver certeza que os animais são saudáveis!"

É lógico que existem petshops responsáveis, que se importam com os animais e com os clientes. Mas é muito mais fácil se achar aquelas petshops que amontoam gerbils em aquários ou gaiolas... Animais que brigam, cruzam, brigam, se mutilam, brigam, adoecem... Enfim. 


PETSHOPS IRRESPONSÁVEIS

Aqui em Brasília eu encontrei uma petshop dessas. Todos os gerbils estavam machucados ou com cicatrizes... As gaiolas eram forradas com jornal. Existiam filhotes recém-nascidos jogados por todos os lados das gaiolas enquanto as dezenas de adultos corriam pisando e amassando os bebês... Na sua maioria já mortos. Vocês não imaginam o que é olhar um gerbil que tinha tudo para ser lindo, manso e amado, e encontrar um animal desfigurado, sem um olho, com o pêlo todo arrepiado e oleoso... Põe a mão em um gerbil desses? Impossível, mas é assim que eles são vendidos, muitas vezes para crianças. Essa loja onde encontrei tudo isso fica na w3 Norte, é uma Avicultura que não divulgarei o nome a menos que me perguntem. Não preciso dizer que não recomendo.


PUPPY MILL E PET FARM

Pois lojas de animais como a Avicultura que eu citei não são raras Brasil afora. Muito menos no EUA, onde os gerbils são muito mais conhecidos que aqui. Nos Estados Unidos existe a maldita prática das fazendas de criação comercial. Se você procurar no google por Puppy Mill ou Pet Farm, irá encontrar imagens horríveis de "canis" que criam animais dentro de gaiolas, nascendo, cruzando, parindo, morrendo, sem nunca colocar as patas para fora da gaiola... São milhares de filhotes vendidos para as petshops de lá diariamente. E como é uma prática muito grande e não existem leis para impedir isso, as Fazendas de Filhotes continuam e 
continuam... E quando os animais adoecem ou páram de produzir são sacrificados e jogados no lixo.

Se isso é feito com cães e gatos... Imagine com gerbils e hamsters!!! Tendo 6-7 filhotes de 20 em 20 dias, são muito mais animais para sofrerem e morrerem em gaiolas nos fundos das lojas de animais. Isso acontece em todo lugar, mas o site que vou falar agora trata dessa questão no EUA.


PET SMART CRUELTY

O endereço do site é http://www.petsmartcruelty.com/ e nele você encontra imagens horríveis de petshops que faziam criação irresponsável de pequenos animais. Em alguns lugares, morrem tantos roedores que eles vão apenas jogando em sacos plásticos e amontoando para jogar fora depois... Dezenas, centenas de animais mortos por maus tratos.

O site fala principalmente sobre uma companhia chamada PetSmart, que de acordo com eles só pensa em fazer dinheiro.

Um dos casos citados no site mostra uma petshop norte-americana que ficou fechada por 5 meses. 5 meses sem ninguém pensar nos animais! Todos morreram de fome após comerem uns aos outros. Isso precisa párar! É preciso respeito à vida e aos animais que não pediram para estar ali. Não é admissível pensar apenas no dinheiro enquanto centenas de animais morrem diariamente. 

Centenas de biotérios, gaiolas e aquários, cheios de animais que vivem sem ver a luz, se pisoteiam e brigam pela pouca comida e água. Mau cheiro, fezes, sujeira por todo lugar. Animais estressados, doentes, ariscos e morrendo de fome. Nas fotos a seguir, mostro como os animais são criados e um grupo de gerbils mortos.








O pior é que a PetSmart "cria" os animais e depois abastece as petshops do EUA com os filhotes. Uma verdadeira fábrica de roedores, papagaios e cacatuas. Nessa foto, o centro de distribuição com os animais encaixotados. A segunda imagem mostra dezenas de porquinhos da índia amontoados em uma organizadora, é assim que é feito o transporte dos animais para os outros estados.




   
Aqui neste link: http://www.petsmartcruelty.com/what_you_can_do.asp o site explica como ajudar e se juntar a causa. Você pode simplesmente encaminhar uma mensagem para a PetSmart pedindo para que párem de vender animais e comecem a vender apenas suplementos, rações, acessórios... Afinal não é todo estabelecimento que tem condições de vender animais!

Gostaria de deixar aqui o meu apoio à causa e dizer que eu também estou ajudando a fazer com que as fábricas de roedores acabem! Obrigada petsmartcruelty.com pelo excelente trabalho desenvolvido até agora!

Texto: Vivian Roncon
Imagens da Galeria do Petsmartcruelty: http://www.petsmartcruelty.com/photo_gallery.asp