Pelagem - Boa e Ruim

A pelagem do gerbil reflete o estado da saúde dele, mas depende principalmente de três coisas:
- Alimentação
- Forração da gaiola
- Banho seco


-=-=- ALIMENTAÇÃO -=-=-
Deve ser balanceada com sementes com pouca gordura (não exagerar nas sementes de girassol e amendoim) e deve ser complementada com verduras e frutas. Você pode oferecer couve, milho cru, maçã sem semente, banana e uva. Uma alimentação gordurosa ou deficiente vai afetar diretamente o pêlo do seu animal. É legal sempre ter osso de siba e complexo vitamínico para roedores. Procure outros posts na categoria "alimentação".


-=-=- FORRAÇÃO DA GAIOLA -=-=-
É bem simples:
Gerbil em SERRAGEM = Pelo ruim
Gerbil em AREIA DE GATO = Pelo bom

A serragem não deixa a gaiola totalmente seca e o pêlo do gerbil acaba ficando molhado de xixi e água. Um pelo sujo, com cheiro de urina e totalmente oleoso. 
Já com a areia de gato, a gaiola fica sempre seca. Se eles fazem xixi, o xixi é chupado pela areia que seca imediatamente. O gerbil não se molha de urina nem de água, não pega cheiro ruim e fica com o pêlo uniforme e brilhoso.
Também existe a opção de misturar serragem e areia de gato na gaiola, tendo em vista que os gerbos amam cavar a serragem. Procure outros posts na categoria "forração"


-=-=- BANHO SECO -=-=-
Deve ser dado no mínimo um vez por mês. Quando você for trocar a forração da gaiola, retire toda a serragem/areia do fundo, coloque um pouquinho do pó de banho seco e deixe os gerbils correrem pela gaiola e cavarem o talco por alguns minutos. Alguns tomam banho rolando no pó. Outros não adquirem esse costume, mas não resistem a cavar os cantos e dessa forma se limpam.
Depois que eles estiverem limpinhos você acrescenta a forração da gaiola por cima do pó de banho, que não precisa ser retirado mais.


-=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=-


PELO BOM
Deve ser uniforme, os pelos devem se encontrar e se alinhar automaticamente.
Deve ser brilhoso e livre de cheiro de urina.

-=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=-


PELO RUIM
Fica oleoso, totalmente separado e deixando a pele do gerbil aparente.
O gerbil fica feio, com aparência descabelada e com cheiro ruim.

-=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=--=-=-


Texto e Imagens: Vivian Roncon
Baseado em experiências de anos criando Gerbils.